GERONTOLOGIA
A gerontologia é a ciência que estuda o envelhecimento e o Ayurveda é o conhecimento da saúde e da longevidade através do viver em harmonia com as leis da natureza. Durante o evento, realizado no estado da Paraíba, os profissionais enfatizaram a prática da atividade física como forma de prevenção e promoção da saúde. Um dos profissionais comentou: a melhor atividade física é aquela que agente faz. Após os 40 anos nós perdemos 1% ou mais de massa óssea e muscular por ano e a melhor maneira evitar isto é através de exercícios regulares, orientados por um profissional, associados a dieta equilibrada e individualizada.
A gerontologia afirma que a única maneira de retardar o envelhecimento é através da restrição da dieta, ou seja, uma alimentação com moderação em calorias. O Ayurveda afirma que os excessos são prejudiciais e recomenda uma vida de disciplina e auto-controle.
Parece que disciplina e auto-controle são palavras quase que pecaminosas? no século XXI. Se olharmos os mídia com atenção veremos que a propaganda vende a ?realização de desejos e o aumento do prazer a qualquer custo?. Mas segundo a filosofia ayurvédica estes excessos não promovem felicidade duradoura, nesta visão oriental menos é mais, ou seja, viver com simplicidade e moderação é promover o equilíbrio e bem estar.
No Ayurveda encontramos o conceito de Rasayana que é a terapia que promove a prevenção do envelhecimento, aumenta o tempo de vida (longevidade) e previne as doenças físicas e mentais.