A NUTRIÇÃO AYURVEDA – A CONSCIÊNCIA ALIMENTAR
A Nutrição é a grande responsável por melhorar a nossa saúde
Ayurveda …. “ciência da vida e longevidade”.
Ter longevidade é viver com qualidade, para manter esta qualidade de vida é necessário minimizar o aparecimento de doenças e fortalecer o sistema imunitário. Este é o objetivo da nutrição auyrveda.
Uma alimentação adequada é fundamental para uma boa saúde física , mental espiritual e energética. Tudo o que somos é o resultado da síntese do que ingerimos. Os alimentos quando devidamente digeridos, contribuem para nos tornar saudáveis. Ao contrário quando não são compatíveis com a nossa constituição, sofremos desequilíbrios físicos e psicológicos.
De acordo com a Medicina Ayurveda para um perfeito equilíbrio dos doshas, é necessário ter hábitos alimentares comuns ao nosso bio-tipo.
A grande diferença entre a nutrição ayurveda e a alimentação ocidental é que a primeira inclui, para além dos conceitos nutricionais, os cinco elementos e o poder digestivo e pós-digestivo dos alimentos, como ferramentas imprescindíveis para recuperar e manter a saúde.
Os doshas e a alimentação
Os Vata (Ar e Éter) devem escolher uma nutrição diferente das características Vata (secura e leveza). O ideal é consumir alimentos que contenham natureza antagónica a essas características, ou seja, substâncias com peso e humidade. É indicado o arroz, batata-doce, leite, mandioca, pão sem fermento, ghee, inhame, soja, laranja, tangerina, alface, agrião, aveia, etc. Fazer escolhas alimentares que não respeitem estas regras básicas provoca o desequilíbrio de doshas, gera toxinas e é propício ao desenvolvimento de doenças.
Cada alimento apresenta um ou mais sabores que estão relacionados com sensações e sentimentos. São reconhecidos seis sabores: doce, amargo, adstringente, picante, ácido e salgado identificados pelo cérebro por meio da língua.
O sabor Doce: é nutritivo, tónico e rejuvenescedor. Harmoniza a mente e está relacionado ao sentimento de contentamento. Em excesso, causa letargia e apego (leite, nozes, frutas doces, arroz).
O sabor Ácido: é estimulante, digestivo, aumenta o apetite e é carminativo (ajuda a dissolver gases). Ativa o metabolismo e as funções cerebrais, desperta a mente e os sentidos. Em excesso, causa raiva, impaciência e inveja (iogurte, pickles, vinagre).
O Salgado: é digestivo, aumenta o apetite, promove a salivação, é levemente laxativo e potencializa o sabor dos alimentos. Acalma os nervos e diminui a ansiedade. Em excesso causa letargia, cobiça, raiva e impaciência (sal, algas).
O Picante: é estimulante, aumenta o poder digestivo, é diaforético (promove suor), expectorante, vermicida e aumenta a circulação. Limpa os canais energéticos. Em excesso, causa raiva e impaciência (pimentas, gengibre, cardamomo).
O Amargo: é desintoxicante, bactericida, germicida e limpa o sangue. Purifica a mente e as emoções. Em excesso, causa ansiedade, medo e insónia (hortaliças, chá verde).
O Adstringente: promove a absorção dos fluidos, é anti-inflamatório, seca secreções excessivas e sangramentos. Esfria a mente e remove a letargia. Em excesso, causa ansiedade, preocupação, medo e insônia (grãos, alface, açafrão-da-terra, aspargos).
Uma dieta equilibrada deve ser variada, com o fornecimento de todos os sabores e deve obedecer a um auto-controle para não haver excessos das quantidades ingeridas de cada alimento.
Os Pitta (Fogo e Água) tem o fogo como predominante. Para elas o calor em excesso é um veneno. Nestes casos, a dieta deve ser baseada numa alimentação seca, fria e nutritiva; dar preferência aos alimentos crus e pouco temperados. Alimentos-exemplos: ghee (manteiga clarificada), manga, pera, maça, alface, ervilhas, feijões, etc.
Os Kapha (Terra e Água) têm a água como elemento predominante. A água em Ayurveda é fria, húmida e pesada. Assim, substâncias que proporcionam estes tipos de reações devem ser substituídas por produtos quentes, secos e leves. Ingerir alimentos como frutas desidratadas, folhas frescas e refogadas, arroz integral, milho, pipocas, mel, gengibre, banana, abacaxi, cenoura, alcachofra e pimentas para equilibrar este dosha.